quarta-feira, 5 de junho de 2013

A década de 1960: o crescimento

Em 1959, a empresa fundou um novo departamento: a Divisão Futura. Com um número reduzido de funcionários, passava a ser responsável pela geração de idéias para novos conjuntos do brinquedo.
No ano seguinte (1960), um outro incêndio consumiu um depósito da empresa, destruindo a maior parte do estoque de brinquedos de madeira. Neste momento, a linha de brinquedos de plástico já era forte o bastante para se manter e, desse modo, empresa decidiu descontinuar a produção da linha em madeira. No final deste ano, a empresa já contava com quatrocentos e cinqüenta empregados.
O brinquedo chegou ao mercado dos Estados Unidos da América em 1961. Neste ano, e no seguinte, foram introduzidas as primeiras rodas LEGO, um importante acréscimo que expandiu o potencial construtivo do brinquedo permitindo montar carros, caminhões, ônibus e outros veículos com os blocos originais. Nesta época, a empresa também lançou os primeiros conjuntos do brinquedo voltados especificamente para o segmento de pré-escola, e assinou um acordo que permitia à Samsonite começar a produzir e a comercializar produtos LEGO no Canadá, um acordo que se manteria até 1988. O número de diferentes conjuntos do LEGO System of Play em fabricação neste período elevava-se a mais de cinqüenta.
A partir de 1963, a matéria-prima usada na fabricação dos blocos LEGO, o acetato de celulose, foi substituído pelo acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS), um plástico mais estável, utilizado até 2004. As vantagens do ABS eram consideráveis: não era tóxico, era menos sujeito a descoloração e deformação, e mais resistente ao calor, ácidos, sais e outros produtos compostos químicos que o seu antecessor. Peças LEGO fabricadas em 1963 ainda mantém as suas formas e cores, conservando a sua capacidade de encaixe com as últimas peças fabricadas, quarenta anos depois.
No ano de 1964, os primeiros manuais com instruções e sugestões de montagem passaram a integrar os conjuntos.
Um dos itens mais populares da empresa veio a público a partir de 1966: os conjuntos do sistema de trens (LEGO Train System). Os primeiros conjuntos incluíam um motor elétrico de 4,5 volts e trilhos; dois anos mais tarde, um motor de 12 volts passou a integrar a série.
A expansão do grupo foi marcada com a inauguração, em 7 de Junho de 1968, do primeiro parque temático LEGOLAND, em Billund, sua cidade-natal. Nesse ano, a empresa atingiu a marca de mais de um milhão de conjuntos vendidos.
No ano seguinte (1969), foi lançada a linha DUPLO, um sistema recém-desenvolvido, voltado para o segmento de crianças mais pequenas, com peças maiores, mas compatíveis com os blocos clássicos.

Nenhum comentário: