quarta-feira, 5 de junho de 2013

A década de 1980: investimento em educação



Os blocos LEGO sempre apresentaram um potencial construtivo que foi percebido por alguns educadores como constituindo uma valiosa ferramenta para auxiliar crianças e jovens a desenvolver a criatividade e a capacidade de resolverem problemas por si próprias. Desde os anos sessenta alguns professores vinham utilizando os blocos em suas salas de aula por uma variedade de razões. Em 1980, o LEGO Groupcriou o Departamento de Produtos Educacionais, renomeado como LEGO Dacta em 1989, com a função de ampliar as possibilidades educacionais dos seus brinquedos. O ano de 1980 foi marcado pela inauguração de uma fábrica de montagem e embalagem de conjuntos na Suíça, seguida por outra, de manufatura de pneus, na Jutlândia, na Dinamarca.
No ano seguinte (1981) foi lançada a segunda geração de trens LEGO. Como a primeira, oferecia motores de 4,5 volts (alimentado a pilhas) ou 12 volts (com transformador), mas agora com uma maior variedade de acessórios, incluindo luzes, desvios, cruzamentos e sinais acionados por controle remoto.
Em 1982, a linha Expert Builder amadureceu, transformando-se na linha Technic. O dia 13 de agosto desse ano marcou o cinqüentenário da empresa, comemorado com a publicação do livro 50 Years of Play.
Em 1983, a linha DUPLO foi ampliada, passando a atingir crianças ainda mais novas, particularmente os bebês: a linha passou a oferecer chocalhos e figuras com membros ajustáveis.
O novo ano trouxe para as "minifigs" do universo LEGO um reino de cavaleiros e seus cavalos, com a introdução dos primeiros conjuntos de castelos.
Os conjuntos Light & Sound (luzes e sons) fizeram a sua estréia em 1985. Eles incluíam uma caixa de pilhas que permitiam acender luzes, emitir sons e outros acessórios que conferiram às construções LEGO um novo grau de realismo. Também nesse ano, a Divisão Educacional do grupo produziu o Technic Computer Control, o que foi um sistema educacional através do qual montagens com peças da linha Technic – robôs, caminhões e outras construções motorizadas – podiam ser controladas por um computador. Finalmente, ainda nesse ano, foi inaugurada uma nova fábrica na cidade de Manaus, no Brasil, na América do Sul.
Em agosto de 1988, trinta e oito crianças, de dezessete diferentes países, tomaram parte na primeira LEGO World Cup, em Billund, na Dinamarca. Nesse ano, foi estabelecida a LEGO no Canadá, sendo desfeita a tradicional parceria com a Samsonite.
No ano seguinte, estreou a linha LEGO Pirates, explorando este universo de aventuras, oferecendo uma variedade de embarcações de piratas, ilhas desertas e tesouros escondidos. Esta série inovou por trazer pela primeira vez um conjunto de diferentes faces de piratas nas "minifigs", rompendo o tradicional sorriso-padrão das mesmas. No mesmo ano, o Departamento de Produtos Educacionais foi renomeado comoLEGO Dacta. No Massachusetts Institute of Technology, o Dr. Seymour Papert, do Laboratório de Aprendizagem em Computação, foi nomeado como Professor LEGO de Pesquisa em Aprendizado, após o seu trabalho continuado em associar a linguagem de programação LOGO com os produtos LEGO.

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