A década de 1990 foi marcada por diversos avanços e inovações, antecipada no ano de 1990 pelo lançamento de uma nova linha para construtores avançados: a linha Model Team iniciou-se com a apresentação de três conjuntos, incluindo um carro de corridas e um veículo fora-de-estrada, incorporando um nível de detalhamento e realismo até então nunca visto em qualquer uma das linhas LEGO. Onde a linha Technic se mostrava mecanicamente acurada, os conjuntos Model Team mostravam-se visualmente e estilisticamente acurados. Nesse ano o Lego Group tornou-se uma das dez maiores empresas de brinquedos do mundo, e a única empresa européia nesse seleto grupo. Ainda nesse ano, pela primeira vez em sua história, o parque temático LEGOLAND em Billund superou a marca anual de um milhão de visitantes. O primeiro professor de Dinâmica de Negócios, Xavier Gilbert, foi indicado para uma cadeira patrocinada noInternational Institute for Management Development em Lausanne, na Suíça. Foi fundada a LEGO na Malásia.
No ano de 1991 a empresa padronizou os componentes e sistemas elétricos dos conjuntos produzidos. Desse modo, os motores dos trens e da linha Technic passaram a ser produzidos em 9 volts, compatibilizando-os com o restante das linhas LEGO.
Dois recordes foram registrados no Guinness World Records Book utilizando produtos LEGO no ano de 1992:
- um castelo construído com 400 mil "tijolos" LEGO, com as dimensões de 4,45 metros por 5,22 metros, para um canal de televisão da Suécia; e
- uma ferrovia LEGO com 545 metros de extensão, percorrida por três locomotivas.
Nesse ano, a linha DUPLO foi ampliada com o lançamento da linha Toolo, apresentando uma chave de fendas, uma chave de boca, porcas e parafusos; a linha Paradisa lançada, direcionada ao segmento juvenil feminino, introduzindo uma variedade de novas cores pastéis além das do sistema tradicional, focada em torno de cavalos e em ambientes de praia.
O ano seguinte (1993) trouxe o primeiro trem DUPLO e um aspirador de blocos com o formato de um papagaio, capaz de recolher os blocos LEGO espalhados pelo chão.
O ano de 1999 trouxe o lançamento dos primeiros conjuntos produzidos sob licença, destacando-se os veículos da primeira seqüência de Star Wars, e da trilogia clássica. No futuro, seriam licenciados conjuntos baseados nos filmes Spider-Man, Harry Potter, Jurassic Park e muitos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário